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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores


A CORPVS – Revista dos Cursos de Saúde do Centro Universitário Estácio do Ceará é um periódico especializado que tem como finalidade publicar contribuições científicas originais sobre temas relevantes, divulgar e propiciar o intercâmbio de informações científicas e tecnológicas nas áreas do conhecimento de ciências biológicas e da saúde.

Disponível para receber contribuições a CORPVS está aberta à participação e colaboração de toda a comunidade científica e buscará ampliar o seu alcance, na medida em que acolher os resultados de experiências pedagógicas e da vivência no ensino-aprendizagem das ciências biológicas e da saúde.

Os textos serão avaliados por representantes do conselho editorial, e seus pareceres serão enviados aos autores, bem como a decisão final sobre a publicação do trabalho. As avaliações serão feitas pelo sistema blind review.

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e os direitos, inclusive de tradução são reservados. É permitido citar partes de artigos sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte. A reprodução total do artigo é interditada.

A Revista CORPVS reserva-se o direito de solicitar aos autores eventuais alterações nos textos aprovados para publicação. O Conselho Editorial poderá convidar especialistas para publicação de textos de relevância em determinadas áreas.

As pesquisas enviadas devem contemplar os aspectos éticos e legais, vinculados às experiências científicas com seres humanos ou animais. Deve-se indicar no texto que os devidos consentimentos foram obtidos e o tratamento dispensado aos animais está de acordo com legislação vigente.

Todo artigo é avaliado por dois pareceristas, sendo que em caso de empate é submetido a um terceiro. O Conselho Editorial dispõe de plena autoridade para decidir sobre a conveniência de sua aceitação, podendo, inclusive, reapresentá-los aos autores, com sugestões para que sejam feitas alterações necessárias no texto e/ou para que adaptem às normas da revista. Nesse caso, o trabalho será reavaliado pelos pareceristas e pelo Conselho Editorial. Nas avaliações os nomes permanecerão em sigilo, omitindo-se também perante os relatores, os nomes dos autores.

Os artigos deverão ser submetidos diretamente, em formato digital, no site da revista http://publica-estaciofic.com.br/revistas/index.php/CORPVS

Os autores deverão efetuar seu cadastro no próprio site da revista.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com o conselho editorial pelo e-mail revista.corpvs@estacio.br.

 

NORMAS DE PUBLICAÇÃO

Os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas.

I. A contribuição deve ser original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

II. O trabalho deve representar contribuição científica para a área de Saúde.

III. É obrigatório para submissão o preenchimento completo dos metadados. Incluindo a titulação de cada autor e co-autor.

IV. O espaço de publicação consistirá em editorial, artigos originais, artigos de revisão, relatos de casos, notas (carta ao editor, resenhas, expertises de convidados, ações de extensão) produzidos por autores internos e externos Ao Centro Universitário Estácio do Ceará.

Os originais destinados à CORPVS – Revista de Saúde do Centro Universitário Estácio do Ceará, deverão ser apresentados de acordo com as normas a seguir:

A) Os Artigos Originais devem ser estruturados conforme sequência abaixo:

I. Título

a. Título Completo - Deve ser informativo, pertinente, conciso e atrativo, de forma a descrever o conteúdo do artigo com no máximo 15 palavras.

b. Short title - Deve ser relacionado ao título completo, mas contendo até quarenta caracteres (incluindo espaços).

II. Resumo/Abstract

Devem conter: Introdução (Introduction), Objetivos (Objectives), Metodologia (Methodology), Resultados (Results) e Conclusões (Conclusions) ou Considerações Finais (Conclusions) mais relevantes da pesquisa. Parágrafo único em espaço simples com fonte tipo Times New Roman tamanho 10, este não deve exceder 250 palavras. Não deve conter abreviaturas sem definição, exceto as conhecidas internacionalmente.

III. Descritores

De acordo com o conteúdo do trabalho. Em número de 3 a 5. Estão de acordo com o Decs ou Mesh.

IV. Corpo do texto: Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão e Conclusão. O texto deve ser formatado de acordo com as seguintes regras: 15.000 a 20.000 caracteres, com espaço; Formato Word for Windows; Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaço simples; Margem esquerda, direita, superior e inferior: 2,5.

Incluir, em itens destacados:

Introdução: deve ser breve e clara, apresentando a fundamentação racional e o propósito do estudo.

Metodologia: descrever de forma clara como, quando e em que condições os procedimentos foram realizados e quais os passos que foram seguidos, informando ainda o período e o local de realização da pesquisa. Deve permitir ao leitor reconstruir o processamento dos métodos empregados, sendo sintético e preciso.

Resultados: devem ser apresentados de forma objetiva, precisa e em sequência lógica. Tabelas e legendas devem constar em páginas individuais ao final do texto principal. Gráficos e figuras devem ser enviadas como “Documento suplementar” em formatos .jpeg .tif .png com resolução mínima de 500 dpi.

Discussão: deve realçar os achados importantes do estudo e confrontar os resultados obtidos no estudo com os da literatura, sugerindo explicações para possíveis discrepâncias encontradas incluindo comentários sobre as limitações da investigação.

Conclusão: deduções lógicas que correspondam aos objetivos do tema proposto.

Referências: Devem estar de acordo com as regras de Vancouver, apresentando entre 20 e 30 referências sendo 60% destas publicadas com menos de 10 anos em periódicos indexados. Todas as referências devem estar citadas ao longo do texto.

B) Os Artigos de Revisão devem ser estruturados conforme sequência abaixo:

I. Título

a. Título Completo - Deve ser informativo, pertinente, conciso e atrativo, de forma a descrever o conteúdo do artigo com no máximo 15 palavras.

b. Short title - Deve ser relacionado ao título completo, mas contendo até quarenta caracteres (incluindo espaços).

II. Resumo/Abstract

O Resumo e o Abstract devem identificar as seções principais do artigo: Introdução (Introduction), Metodologia (Methodology), Resultados (Results) e Considerações Finais (Concluding Remarks). Parágrafo único que não deve exceder 250 palavras. Não deve conter abreviaturas sem definição, exceto as conhecidas internacionalmente.

III. Descritores

De acordo com o conteúdo do trabalho. Em número de 3 a 5. Estão de acordo com o Decs ou Mesh.

IV. Corpo do texto: Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão e Resultados e Considerações Finais. O texto deve ser formatado de acordo com as seguintes regras: 15.000 a 20.000 caracteres, com espaço; Formato Word for Windows; Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaço simples; Margem esquerda, direita, superior e inferior: 2,5.

Introdução: Deverá definir contextualizar o tema e problematizá-lo. As abreviaturas e termos novos ou pouco conhecidos devem ser definidos.

Metodologia: Descrever com pormenores o processo de busca dos estudos originais, os critérios utilizados para seleção daqueles que foram incluídos na revisão e os procedimentos empregados na síntese dos resultados obtidos pelos estudos revisados (que poderão ou não ser procedimentos de metanálises).

Resultados e Discussão: Análise crítica da literatura. Deve ser estruturada com subtítulos que seguem uma ordem coerente. Análise metodológica dos artigos revisados. Conclusões válidas baseadas nos trabalhos revisados.

Considerações Finais: apresentar suas conclusões/inferências aos objetivos analisados

Referências: Devem estar de acordo com as regras de Vancouver, apresentando entre 20 e 30 referências sendo 60% destas publicadas com menos de 10 anos em periódicos indexados. Todas as referências devem estar citadas ao longo do texto.

 

C) Os Relatos de Caso devem ser estruturados conforme sequência abaixo:

I. Título

a. Título Completo - Deve ser informativo, pertinente, conciso e atrativo, de forma a descrever o conteúdo do artigo com no máximo 15 palavras.

b. Short title - Deve ser relacionado ao título completo, mas contendo até quarenta caracteres (incluindo espaços).

II. Resumo/Abstract

O Resumo e o Abstract devem identificar as seções principais do relato de caso. Deve apresentar Introdução, Descrição do Relato de Caso e Discussão. Parágrafo único que não deve exceder 250 palavras. Não deve conter abreviaturas sem definição, exceto as conhecidas internacionalmente.

III. Descritores

De acordo com o conteúdo do trabalho. Em número de 3 a 5. Estão de acordo com o Decs ou Mesh.

IV. Corpo do texto: Introdução, Descrição do Relato de Caso e Discussão. O texto deve ser formatado de acordo com as seguintes regras: 15.000 a 20.000 caracteres, com espaço; Formato Word for Windows; Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaço simples; Margem esquerda, direita, superior e inferior: 2,5.

Introdução: Deverá apresentar o problema em questão com uma breve revisão da literatura sob os aspectos clínicos e terapêuticos ou diagnostico diferencial em relação o caso apresentado.

Descrição do Relato de Caso: Estruturada em tópicos. Deve identificar os sujeitos da pesquisa, omitindo o nome. Apresentar antecedentes pessoais e familiares. Descreve todas as etapas de acompanhamento do caso (ex: início, a evolução e o estado atual do caso). Discussão do diagnóstico, bem como possíveis diagnósticos. Descreve a terapêutica empregada.

Discussão: Deverá contrapor dados do caso apresentado semelhanças e diferenças com um caso da literatura e demonstrar a contribuição trazida com a apresentação do caso.

Referências: Devem estar de acordo com as regras de Vancouver, apresentando entre 15 e 20 referências sendo 60% destas publicadas com menos de 10 anos em periódicos indexados. Todas as referências devem estar citadas ao longo do texto.

As notas podem ser: carta ao editor, resenhas, expertises de convidados ou ações de extensão.

O texto deve ser estruturado em parágrafo único formatado de acordo com as seguintes regras: 10.000 a 15.000 caracteres, com espaço; Formato Word for Windows; Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaço simples; Margem esquerda, direita, superior e inferior: 2,5. A carta ao editor é utilizada para que os leitores da revista possam externar suas opiniões sobre os temas e artigos nela publicados.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


CORPVS - ISSN - 1980-9166
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