RESENHAS – MODELOS

Autor: André Gazola (http://www.lendo.org/modelos-de-resenha-exemplos)

 

Modelo de Resenha de Obra

Resenha de obra é o tipo de resenha mais solicitado nas escolas e universidades. Sua estrutura é basicamente um resumo sobre o conteúdo a ser resenhado, seguido da opinião do autor da resenha.

O exemplo de resenha de obra que separei foi escrito por mim no primeiro semestre da faculdade (portanto é bem simples) e é sobre o conto A Causa Secreta, de Machado de Assis.     Modelo de resenha de obra (em PDF)

Modelo de Resenha Crítica

Resenhas críticas são parecidas com resenhas de obras, a grande diferença é que, como o nome já diz, ela tem um caráter mais crítico, há muito mais a opinião do resenhista que qualquer outra coisa. Além disso, resenhas críticas costumam ser ricas em interpretações e conjecturas a respeito do enredo do livro.

O modelo para download foi escrito por Leonardo da Silva, e é sobre o livro Contos de Beedle, o bardo, de J.K. Rowling.   Modelo de resenha crítica (em PDF)

Modelo de Resenha Temática

Resenha temática é aquela que fala de vários textos ao mesmo tempo, que tenham assuntos em comum. Basicamente, o objetivo é fazer um paralelo entre suas ideias e expor uma opinião sobre elas.

O exemplo que selecionei foi escrito por Reynaldo Damazio e intitula-se As roupas na história.   Modelos de resenha temática (em PDF)

Modelo de Resenha de Filme

Finalmente, a resenha de filme é um modelo menos pedido na faculdade, mas também importante para algumas licenciaturas que costumam analisar muitos filmes. Geralmente o objetivo da resenha de filme é destacar um aspecto teórico e relacionar com o roteiro ou personagens.

Selecionei um modelo de resenha do filme Conrack, escrita por mim no segundo semestre da faculdade, para a disciplina de Filosofia da Educação  Modelo de resenha de filme (em PDF).